terça-feira, 23 de agosto de 2011

NEGOCIAR SEMPRE

A arte da negociação pode ser manifestada como um atributo não restrito apenas as pessoas atuantes no mundo dos negócios.
A maioria dessas pessoas não compreende a importância da negociação na vida cotidiana. Todos os dias e a cada instante agimos como negociadores.
Na verdade todo ato que envolve a expressão de vontades e acordos entre mais de uma pessoa se desenvolve por meio de uma negociação.
Sem levar em consideração questões filosóficas e religiosas, somos um produto e nos vendemos a todo instante. Vendemos nossa imagem, pois queremos estar bem e nos preocupamos quando queremos impressionar. Neste caso, a primeira preocupação é com a apresentação pessoal. Vendemos nosso conhecimento, pois os serviços que executamos decorrem sempre do nível de conhecimento sobre o que efetivamente executamos. Vendemos nossas informações quando repassamos conhecimentos por meio do ensino e tantas outras coisas mais.
Nem sempre uma venda está relacionada a um valor pecuniário, mas, às vezes uma simples transação resume-se a uma troca. Troca de favores troca de amizade, troca afetiva amorosa ou não, enfim, todas as outras formas de troca. Doa-se algo, mas espera-se sempre uma contra partida, um benefício como retorno.
Pensando bem, para tudo há sempre um sentimento de troca. Até mesmo quando essa troca se manifesta pelo lado espiritual. Sempre haverá uma forma de troca implícita.
Por mais voluntários que queiramos ser quando prestamos um serviço sem visar um retorno pecuniário estará sempre embutida uma forma de troca. Por exemplo: alguém que vive se doando espiritualmente, constantemente praticando suas boas ações, indiretamente está visando uma condição eterna favorável – o paraíso.
Mas, negociar não é uma tarefa muito fácil assim, saber como agir adequadamente exige habilidade, conhecimento e principalmente, atitude.
A grande importância da negociação está na forma pela qual se possa gerar uma negociação onde todos possam ser atendidos de acordo com os anseios e necessidades individuais.
Por tudo isso, percebo quanto é importante aperfeiçoar cada vez mais o processo de negociação. Dizem que negociar é uma arte vocês concordam?
Deixem a suas impressões, sejam artistas.
Recomendo clicar nos links abaixo