quarta-feira, 18 de abril de 2012

Relevância

Imaginemos algo sem importância, grande dose de desestímulo e desânimo.
Mesmo que consideremos algo necessário, mais cedo ou mais tarde, por um processo meio que natural, cria-se uma tendência que vai nos impulsionando a renunciar todo esforço já empreendido. Ao se procurar os motivos para esta tendência (a falta de motivação), observamos que todo esse sentimento tem como causas as dificuldades para levar adiante um projeto inspirado com tanto gosto.
Nesse momento, alguém pode até atribuir às dificuldades a falta de tempo, ou mesmo a uma provável mudança nos rumos de tudo que foi planejado.
Um fato bastante curioso é que quando analisamos a fundo mesmo, o que realmente há é uma falta de valor naquilo que se quer, ou seja, percebe-se uma falta de relevância naquilo que se pretende. Em resumo, o que falta mesmo é direcionamento e foco na busca pelo  objetivo planejado.
Analisando outras circunstâncias, observamos que tudo que começamos e que não damos a devida importância, perde o sentido, e o triste fim é sempre a desistência por falta de disciplina e persistência.

O importante é estarmos conscientes e não nos direcionarmos para essa tendência (sentimentos negativos). O que podemos fazer mesmo, é encontrar sentido e implementar as ações que começamos.
Mais uma vez chamamos atenção para a força do entusiasmo. O importante é priorizar o que diz o coração.
Ao se começar um projeto, um sonho, lembre-se que a relevância é fundamental. Você precisa considerar que seu projeto é a garantia de sua grande realização.
Sou adepto da idéia sobre a qual afirma-se que, começar algo sem relevância é perder tempo, dinheiro e energia.
É preciso estar atento porque quando não há segurança sobre aquilo que realmente se quer, ao invés de começar alguma atividade sem a devida relevância é muito melhor nem começar.

Jorge Oliveira