terça-feira, 22 de maio de 2012

O abraço

Datas comemorativas são sempre bons momentos para  se comemorar. É uma prática louvável, porque quando enaltecemos um acontecimento importante, vibrações boas  inundam as pessoas envolvidas inebriando-as por sentimentos que só fazem bem.
Desta vez, 22 de maio, convencionou-se como o dia do abraço. Um gesto acolhedor e bastante confortante. Em geral uma manifestação de carinho. Mas, o abraço é um gesto além de salutar transcende porque aproxima as pessoas é envolvente, provoca vibrações, emoções e sentimentos os quais conduzem a irradiação interconectando ativamente energias construtivas.
Muito aconchego, afago e sentimentos. O incrível é que até mesmo quando se está longe o abraço pode ser manifestado por meio de palavras, cartas ou qualquer outra mídia física ou virtual. Ainda bem que os motivos que definem essas datas, todos trazem, subjetivamente, um montão de significados saudáveis, pode ser um fraterno afeto, ou, porque não dizer, repletos de carinhos nascidos do âmago, do coração.
Sem exceção, contribuem para a melhoria do convívio entre os seres humanos e visam sempre ampliar os relacionamentos sociais e afetivos.
Abraços revelam significados variados:
- Pessoas abraçam porque ficam contentes com uma simples amizade;
- Outros abraçam porque querem expressar seu orgulho por ter alguém especial. Neste caso, permeado por sentimentos;
- Há também aqueles que abraçam para dizer, “que bom que você veio”;
- Respeitosamente, não há como negar, existem também abraços dados em solidariedade, momentos de tristeza;

O melhor é que também existem abraços simplesmente para celebrar as pazes.
“O abraço, como sinal de afetividade e carinho pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger-nos contra doenças, curar a depressão, fortificar os laços afetivos”.
Recebam todos o meu abraço carregado de uma pitada de cada um destes significados.
Jorge Oliveira