sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vencendo desafios


Às vezes, nos vemos diante de alguns obstáculos os quais parecem barreiras intransponíveis, totalmente impossíveis de conseguir ultrapassagens, mas diante da grandiosidade e imponência das dificuldades, necessitamos parar para buscar forças em nosso interior. 
Para nossa surpresa, em meio a avalanches de negatividades, eis que sempre surgem possibilidades acompanhadas de alguma solução. 
São forças inexplicáveis que nos ajudam a agir e mudar sempre para melhor. 
São formas de energias que só encontramos dentro de nós mesmos. 
Seja por um processo natural ou não, inexplicavelmente, percebemos que há sempre uma luz e o que parecia impossível acontece.

Inspiramo-nos na afirmação que, “o impossível é apenas aquilo que ainda não foi tentado”.
É importante entender e compreender que uma escalada não se vence apenas com boas intenções. 
Para se chegar a vitória é preciso muita perseverança e também vencer batalhas. 
Manter-se firme até o fim é o segredo.
A maior parte daqueles que vencem não conseguem isso sem que antes não amarguem derrotas em sua trajetória. Mas o fundamental é entender que as derrotas só os estimulam para continuar persistindo. 
Se em algum momento o plano falhou foi porque algum procedimento não estava sendo conduzido de maneira certa. Nesse momento percebemos que é hora de refazer os planos, redefinir estratégias e não desistir jamais, ir em frente até alcançar o objetivo. 
Agindo assim estarão sendo postas em prática as fórmulas do sucesso.
O mais importante é ter a consciência que os obstáculos estarão sendo vencidos, mais que isso, utilizar essa premissa para desempenhar um esforço além das expectativas.
Conta a história que, Thomas Edson tentou pela milésima vez, fazer a lâmpada funcionar, sem sucesso. Edson então foi desestimulado a continuar as experiências, pois já tentara mil vezes e não conseguira. Resoluto, Edson respondeu: “Amigo, eu acabei de descobrir 1000 maneiras de como não fazer uma lâmpada funcionar.” Umas duzentas tentativas depois encontrou a solução e suas tentativas deram certo, a lâmpada acendeu. 
Edson conseguiu porque nunca admitiu a derrota e alcançou o sucesso, não apenas para ele, mas para toda a humanidade que se beneficia até nossos dias.
Outro exemplo: Nenhum maratonista, artista, desportista ou qualquer outra categoria, alcançou o sucesso por acaso. É sempre uma consequência que envolve muito sacrifício, dedicação, estudo, tentativas e acertos até chegar ao ponto máximo. 
Assim, também acontece em todas as ações que pretendemos realizar.
Um exercício bastante salutar é realizar pesquisas, estudos sobre o perfil biográfico dos grandes vultos que lutaram e venceram: pessoas que historicamente se destacaram, e conseguiram obter sucesso em suas realizações.
Suas histórias em geral são lições inspiradoras, evidenciam suas lutas, suas dificuldades e suas vitórias. Assim, é possível verificar tipos de atitudes e ações executadas, bem como o grau de alcance dos objetivos que foram fixados por esses vencedores.
Ao final dos estudos é interessante observar como as coincidências das ações e atitudes entre cada história são incrivelmente semelhantes.
Jorge Oliveira