sexta-feira, 11 de abril de 2014

Liberte-se do estresse

A origem do termo estresse vem da física. Caracteriza-se pelo desgaste resultante da exposição a que os materiais estão sujeitos.
Resiliência é um termo que tem tudo a ver, basicamente, significa a capacidade que o indivíduo tem para manter-se numa condição sana em ambientes insanos. Refiro-me a capacidade de sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades impostas por circunstâncias hostis. Envolve principalmente e intensamente situações emocionais. 
São desafios interativos, ligados as condições de sobrevivência e aos relacionamentos humanos. Viver assim requer um autocontrole, uma verdadeira luta contra as adversidades.
Atualmente o mundo vive sua modernidade. Não restam dúvidas que as civilizações e sociedades têm construído, ao longo da história, suas próprias melhorias. Mas, se pararmos para pensar veremos que tudo é o resultado de um processo contínuo e sempre evolutivo, pois é normal que as pessoas sigam o curso da vida ampliando, expandindo e acumulando conhecimentos.
Devido a esse processo, abre-se cada vez mais o leque de possibilidades em direção à geração de facilidades. O ponto focal está direcionado para uma vida cada vez melhor.  Nos primórdios, a sobrevivência humana limitava-se ao pequeno mundo das cavernas. Naquela época os ancestrais não conheciam o fogo, não sabiam o que era a roda e tantos outros inventos. Somente hoje podemos entender, diante dos resultados, ao se estabelecer um referencial comparativo em relação ao que já foi e o que será a vida no planeta (terra). Não estamos nos referindo apenas às disponibilidades, mas também, acessibilidades aos meios que nos auxiliam em momentos de dificuldades e necessidades.
Infelizmente, ainda há alguns insensatos que teimam em imporem-se, por considerarem-se seres superiores, como se fossem super-raças, propositadamente desconhecem o processo evolutivo e agem descartando as experiências advindas de seus antecessores. Consideram-se os mais inteligentes. Falta-lhes a humildade para reconhecer que, um dia, a ignorância mantinha o homem isolado em seu mundo limitado.
O que posiciona o homem no patamar que se encontra está diretamente relacionado ao processo evolutivo do conhecimento. Por isso, o respeito. 
A capacidade de reconhecimento precisa ser exercitado constantemente.
Mas, em fim, como perceber e responder a situações adversas? Poderíamos afirmar que a resposta é: “Ser resiliente”. 
Há muitas versões sobre o tema, mas penso que podemos sintetizar contextualizando, de acordo com o que acontece no cenário diário.
Convenço-me que se trata da capacidade de suportar e resolver desafios por meio de atitudes simples, um gesto sutil, sereno e de muito bom senso.
Segundo a enciclopédia Wikipédia, atualmente o termo resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas, sob pressão. A grande jogada é fazer isso mantendo o equilíbrio emocional. Portanto, muita calma e paciência, são ingredientes fundamentais para suportar adversidades.
Para consolidar este assunto, convido você a assistir aos vídeos a seguir, os quais tratam sobre resiliência. Clic nos links.
Jorge Oliveira