domingo, 18 de janeiro de 2015

TRATE BEM O SEU DINHEIRO

Os pequenos gastos

Partem deles (os pequenos gastos), os maiores impeditivos para se chegar lá. Estou falando de estabilidade financeira. É de grão em grão que a galinha enche o papo.
Se você pensa que um pequeno gasto realizado continuamente não faz diferença, veja o que acontece com a despesa, por exemplo, do estacionamento de segunda a sexta  ($5,00)
Em 10 anos                 21.153,05
Em 20 anos                 76.018,60
Em 30 anos               218.325,71
Você ainda pode considerar que podem surgir oportunidades e que você pode aproveitar e até, com um pouco de risco, dobrar esse valor reinvestindo.
É inegável que um estacionamento bem localizado e seguro oferece tranquilidade. Mas não restam dúvidas que o preço dessa comodidade causa um desfalque enorme no bolso de qualquer um.

O exemplo serve apenas como referência, portanto não estou sugerindo que não utilize o estacionamento. 
De qualquer forma, sua imaginação é o limite para fazer multiplicar seus investimentos.

Lembre-se, um bom planejamento pode ajudar muito.

Aquele que educa-se financeiramente tem consigo as seguintes características:

Consciência de suas limitações;
Conhece seu passado (financeiro);
Enfrenta o presente e direciona para o futuro com um plano de vida pessoal e financeiro.

Um bom dia e um grande abraço, meus amigos.


Jorge Oliveira

sábado, 3 de janeiro de 2015

SERÁ QUE TUDO PODE SER MAIS FÁCIL?

Por que será que sempre enxergamos dificuldades em tudo?

Um pouco mais de reflexão e percebemos que NÃO É TÃO DIFÍCIL ASSIM.

O que há de diferente entre um consumidor compulsivo e um investidor?

Na verdade há uma coisa marcante entre eles. São comportamentos construídos a partir de modelos mentais diferentes. Por isso a perspectiva de futuro é o que diferencia e marca o distanciamento entre ambos.

O consumidor compulsivo, com sua ânsia por viver o momento (o agora), recorre a Shoping Center sempre que as dificuldades aumentam. O pior é que utiliza cartões de créditos como um potencial instrumento de terapia. Faz isso porque está a procura de coisas que possam satisfazer seu ego. Essa pessoa, agindo assim, não percebe que deixa ir pelo ralo grandes oportunidades de até ficar milionário.

Quando focamos com maior atenção e analisamos as ações do segundo tipo, o investidor, notamos que seu comportamento é marcado pela crença de que não há nenhum excesso em planejar ficar milionário, sem, contudo, perder momentos de lazer assim como fazer suas compras básicas que deem sentido a sua vida.

Olhando bem, ainda resta um cenário de estabilidade da economia e as facilidades de se investir no mercado financeiro ainda oferecem boas chances, além do mais há bons consultores, competentes profissionais, com vivência no mercado de valores.

Isso tudo nos leva a pensar que só não poderá ganhar quem ainda não atentou para as excelentes oportunidades – AQUELE QUE NÃO CONSEGUIU AINDA SE ORGANIZAR NA MEDIDA CERTA.

O importante é que nada está perdido, pois há um método especial para obtenção de bons resultados. Apesar de tudo é mister deixar claro que não se trata de nenhuma mágica.

Veremos em outras publicações que existem dicas preciosas mostrando maneiras práticas de como montar um plano em direção a estabilidade financeira e, porque não dizer, à riqueza.

As dicas baseiam-se em alguns passos divididos em capítulos:
O primeiro deles é – ORGANIZE SUAS CONTAS;
O segundo é – TRATE BEM O SEU DINHEIRO;
O terceiro é – ELABORE A ESTRATÉGIA CERTA;
O quarto é – CUIDE DO QUE JÁ CONQUISTOU.


Jorge Oliveira