sábado, 3 de março de 2012

Conhecendo meus Pontos Fortes e também os Pontos Frágeis

Todos nós desenvolvemos habilidades importantes durante toda nossa existência. Com o passar dos dias, essas habilidades tornam-se mais evidentes e consequentemente nos permite o aperfeiçoamento. Essas atitudes nos dão ânimos para desenvolvê-las com maior praticidade. 
À medida em que elas se tornam práticas são potencializadas e acabam por fortalecer e, também, potencializar nossa percepção. Por tudo isso, ampliam nossos horizontes e agregam um aprendizado de forma escalonada, degrau a degrau. 
Todas essas maneiras de pensar e agir nos permitem obter melhor proveito em nossas ações diárias. 
Em uma abordagem central, estamos nos referindo aos nossos desejos e também as possibilidades de conseguir sucesso em tudo que nos propomos a realizar. 
Mas, o que é sucesso? Há muitas versões sobre isto, mas considero forte a definição que diz: "o sucesso é o resultado do reconhecimento progressivo das várias ações realizadas no decorrer da vida".
Nesse conjunto particular e sequencial de ações é imprescindível enfatizarmos e desenvolvermos os pontos em que nos sentimos mais seguros, são os Pontos Fortes que chamaremos de “PF”, aplicados na prática diária. 
Quando essas habilidades nos indicam firmeza, de forma bastante clara, observamos uma fluência melhor das atividades, potencializadas em direção ao que queremos. Em razão de tudo isso há uma ampliação de nossas possibilidades nos capacitando a gerenciar com mais segurança e melhor desenvoltura as nossas ações. É quando percebemos evidências e o aumento das vantagens, assim como os benefícios que emergem em nosso favor.

Conhecer e potencializar a execução de atividades ou processos, não só melhoram, mas também aumentam as possibilidades de conseguir vantagens e benefícios em nossas árduas atividades diárias. Na verdade, um PF, é como chamamos uma ação a qual já fazemos com bastante desenvoltura e perfeição.
Agora pense em uma área de sua vida onde você tem mais facilidade com as coisas, onde tudo acontece com mais tranquilidade devido ao seu conhecimento. Você percebe que suas expectativas são melhores, especialmente naquela atividade identificada como algo que você tem paixão em realizar. É por isso que podemos chamar de ponto forte.
Aprimorar o que ainda não fazemos tão bem é desenvolver um Ponto Frágil. Neste caso, é preciso que se estabeleçam competências para transformar pontos fracos em pontos fortes.
Precisamos ter a consciência de que, para se atingir um objetivo, um sonho, é preciso ir calmamente, bem devagar – um passo por vez. Entretanto é preciso imprimir energia em cada passo, assim, você vai ter a certeza que não vai desistir e a linha de chegada, o pódio estará cada vez mais próximo.
Não é por acaso que partimos do pressuposto que toda caminhada começa com o primeiro passo. Porém, apenas começar, somente dar início é uma atitude pouco provável de lhe fazer atingir o sonho, você certamente não irá muito longe e corre o risco de até desistir. É preciso continuar caminhando, mantendo o foco e não desistir jamais, até conseguir o que tanto deseja. 
Com o tempo você notará que o processo vai se tornando mais fácil e ágil, à medida que identificamos alguns avanços. 
Todas as ações devem guardar relação direta com o objetivo a ser alcançado. Isto é, tais ações devem seguir uma cadeia como se formasse uma corrente onde cada elo tem sua importância. 
Um Ponto Forte é um pequeno atalho que podemos encontrar, e, serve de ponto de apoio para o degrau seguinte.
A estas alturas ainda poderemos nos questionar – como vamos identificar nossos Pontos Fortes?
Podemos começar por analisar o que realmente queremos. Em seguida, o que já fazemos muito bem, ou seja, em que nos sentimos seguros ao realizar determinada atividade, assim como o que podemos melhorar ainda mais.
Por fim, deve-se listar todos os Pontos Fortes.  Dessa forma teremos todos eles mapeados.
Uma vez identificado o que queremos, assim como conhecendo os Pontos Fortes, partimos para a etapa seguinte, que é trabalhar ou desenvolver os Pontos Frágeis para torná-los Pontos Fortes (é tentar melhorar o que não fazemos muito bem, ainda).
Os pontos fracos devem ser desenvolvidos. O roteiro a ser seguido é o mesmo indicado para os pontos fortes. Identificar as Oportunidades para Melhorias (OM) e desenvolver estratégias para melhorá-las. Estamos falando da importância de se identificar criteriosamente tudo aquilo que podemos fazer melhor, com um nível de aprimoramento mais elaborado.
Na etapa seguinte, o importante é analisar o cenário global, e ampliar o foco no sentido de reverter uma OM - (Oportunidade para Melhoria) em um PF — Ponto Forte.

Vivemos num ambiente de muitas ameaças, competições, cobranças e ambições acirradas, é um verdadeiro cenário de guerra. Por isso é fundamental que tenhamos uma visão do todo por meio de um olhar crítico envolvendo tudo que circunda nosso sonho. Para esse procedimento o que se tem que fazer é uma verificação, bastante analítica, mediante um questionamento sobre quais as ameaças que poderão impor riscos ao atingimento dos objetivos. Neste caso, o cenário observado tem a ver com as vulnerabilidades as quais nosso plano está sujeito. É neste momento que deve ser dobrada a atenção por meio de uma verificação quanto as possibilidade de algo não dar certo ou não sair conforme planejamos.
A grande vantagem de toda essa autoanálise é conseguir a redução dos defeitos e o aumento das virtudes. Outra vantagem importante, no que tange a conhecer os pontos fracos, é que poderemos compensá-los, ou mesmo eliminá-los. 
Em relação aos pontos fortes, o importante é destacá-los.
Dentre os questionamentos mais relevantes citamos:
“Eu preciso ficar atento em que”?
“O que preciso melhorar”?
“Onde devo fazer uma blindagem”?
“Onde os pontos vulneráveis detêm menos recursos em relação aos demais”?
“Quais são minhas fraquezas identificadas pelos outros”?

Jorge Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário