quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A CONQUISTA

Por fim, após longo período de lutas e expectativas, é chegado o grande momento: A REALIZAÇÃO – o momento da conquista.
A vitória nada mais é que o ápice ou simplesmente o alcance de uma meta, um objetivo, ou seja, o resultado, um desejo realizado.
Ainda assim, vale agora lembrar que, por mais paradoxo que pareça, os maiores motivadores para a consecução de um sonho são as dificuldades. Pode até ser estranho, mas são os momentos de dificuldades, os obstáculos e as necessidades, os grandes desafiadores. Também são estes os impulsionadores para chegar ao resultado daquilo que queremos conquistar. Para superá-los só precisam ser encarados com entusiasmo. São eles realmente que nos forçam a estar sempre em prontidão para agir com veemência, perseverantemente em busca de soluções.
Sem dúvidas estes são fatores decisivos colocados no caminho, mas definitivamente, nos auxiliam contribuindo para a realização de nossos sonhos.
Costumo conceituar a busca de resultados como algo que envolve ação da vontade humana. É a vontade de alcançá-los que dará o suporte para transformar o desejo em realidade. Nada mais é senão querer muito algo de bom que irá gerar satisfação, bem-estar e alegrias. É o resultado conquistado que nos proporcionará um estado de felicidade, buscado de maneira incessantemente, incansável.
É importante frisar enfaticamente e também alertar para a diferença que há entre a necessidade real e o desejo de consumo. São realmente situações antagônicas. O que caracteriza uma e outra é a urgência (o imediatismo). Uma caracteriza-se pela emergência enquanto que a outra não chega a ser algo tão urgente e pode ser concretizado em um prazo mais longo.
Necessitar é ter que ter (eu tenho que ter isso ou aquilo) - temos necessidades de conseguirmos coisas que nos dêem a mínima garantia da nossa sobrevivência e de nossos familiares com a dignidade possível. Por exemplo: alimentar-se. Trata-se de algo imediato. 
O desejo é querer ter (eu quero ter/possuir isto ou aquilo) – é algo mais elaborado, requer um cuidado e empenho muito maior, entretanto, a grande diferença é o prazo para conseguir a realização.
O desejo é algo buscado num prazo maior (longo prazo). Pode ser traduzido pela vontade de possuir ou fazer algo bom, que nos dê prazer. Alguma coisa que está fora dos padrões ditos normais.
Um desejo está mais ligado ao lado psicológico, por isso deve ser controlado. Um grande problema pode surgir se não tivermos consciência disso, o subconsciente pode transformá-lo (o desejo) numa necessidade e o perigo dessa transformação é a perda do controle.
O importante é saber distinguir com racionalidade um e outro (necessidade? ou desejo?). O desejo consciente deve ser algo controlável.
Essa questão do controle é como controlar um jogo, pois quando um jogo está em suas mãos, sob seu controle, o placar em geral está favorável, mas se você não tem esse controle você pode ganhar ou perder. O pior é que na maioria das vezes prevalece a segunda opção.
Em suma, uma vez adotadas todas as ações que envolvem o desenvolvimento do processo desejado – vontade, motivação, entusiasmo, disciplina, bons hábitos, desejo ardente, todo esse esforço conjunto culminará na vitória. É por isso que chamamos de “a grande conquista” ou simplesmente a realização.
Jorge Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário