quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A força do desejo

Quando refletimos sobre nossas vidas percebemos que tudo o que desejamos começa com um sonho. Nem sempre é um sonho grande, às vezes, apenas queremos algo bem pequeno. Quase sempre procuramos, apenas por algo envolvente que proporcione alegria e satisfação. Somos seres humanos e temos sentimentos. Nossa fragilidade é que atrapalha.
Quando desejamos ardentemente, algo muito difícil, grandioso, a sensação vai além da imaginação, pode até estremecer as bases sedimentares de nosso intelecto nos dando a impressão que nunca iremos alcançá-lo. Mas, se for algo muito claro, logo buscamos forças de onde menos imaginamos para alcançar o que buscamos.

Lembro-me bem de alguns desejos bobos, de criança. Quando pequeno temos o sonho de nos tornarmos adultos e adquirirmos a liberdade total. Ao alcançar a maioridade, outros objetivos nos vem a mente. Assim, tocamos a vida em busca da realização plena. É assim que aprendemos desde os primeiros ensinamentos, fruto de experiências de nossos antepassados, vivenciados também em nosso lar, na escola e até no ambiente profissional.
Por outro lado, nem sempre a realidade do que imaginamos corresponde a nossas expectativas. Sonho ou realidade, às vezes se confundem. Imagino mesmo que se fundem. Ao prestarmos bem atenção percebemos que há um estreito relacionamento entre um e outro.
Quando pensamos em concretizar um sonho, primeiro pensamos sobre o que desejamos. Nossa vontade é ativada e, a partir daí, começamos a entrar em ação. Mesmo inconscientes, desenvolvemos estratégias, pelas mais variadas formas. Nossos neurônios não param. 
O pensamento nos remete a uma análise sobre os benefícios e também descobrimos a realidade, devido as dificuldades que envolvem nossa busca. 
Toda ansiedade requer um exercício constante de nosso raciocínio. Isto acontece porque existe uma necessidade para buscar alternativas e tornar realidade tudo aquilo que vislumbramos. 
Na verdade, significa pensar no que queremos, bem como nas alternativas que iremos desenvolver para alcançar e satisfazer aquele desejo. 
É nesse momento que necessitamos botar mais fogo na fogueira e potencializar nossas forças. 
Diante do desafio, as ações têm que ser desenvolvidas com entusiasmo, dedicação, empenho, perseverança e muita motivação. 
Com o passar dos dias esse sentimento se torna um objetivo o qual é envolvido pela necessidade de se estabelecer metas, acompanhadas e monitoradas. Se tudo se encaminhar de uma forma direcionada, então, por que não priorizar e cumprir fielmente?
Desejar é bom. É o desejo que nos mantém estimulados e motivados para continuar a viver. Se assim não fosse, morreríamos de tédio antecipadamente, pela falta de iniciativas. Então, aqui vai minha sugestão: Deseje sempre, desenvolva boas ações, deseje tudo que contribua para as melhorias, felicidades, alegrias e bem estar das pessoas.
Jorge Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário